O tempo escorre pelas maos

O tempo escorre pelas maos
Dali

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

HIPERFOCO : entre 8 e 80, há 72 possibilidades!


Com o indivíduo com as características do TDAH, as coisas não são 8 ou 80, mas sim de 0,00008 até 800.000.000.

O PORQUÊ: o Sujeito comum libera dopamina(substancia da satisfação, produzida pelo próprio organismo) com estímulos razoáveis, já o TDAH... devido ao seu córtex frontal ter dificuldade em secretar essa substância, necessita de estímulos beeeem acima da média pra liberar a dopamina. Ou seja, se ele aprecia o estimulo ele foca somente naquilo e usa o estimulo ao máximo para liberar dopamina, se o estímulo não o interessa, ele realmente não consegue ter um bom desempenho e então fica impaciente, com uma busca interna por algo que lhe de a recompensa necessária, ou seja, o prazer necessário. Então, ela começa uma busca incessante por algo que acalme sua busca, por algo que nem ele sabe o que é, tenta fazer com que o estimulo desinteressante, se torne interessante, por isso na sala de aula pode ser considerado bagunceiro, irriquieto, hiperativo, palhaço, aventureiro..., mas na verdade ele só está seguindo a biologia de seu organismo.

Por isso o diagnóstico de TDAH é difícil, pois não existe um padrão de comportamento fixo, pois dependendo do fator ambiental e genético ele pode se manifestar de muitas maneiras.

Exemplos:
· Ou o individuo come muito, ou não senta pra se alimentar;
· Ou não sai da frente da T.V. ou não consegue parar em frente a TV(fica mudando de canal sem parar) ;
· Ou é super desinibido ou assume uma fobia social;
· Ou é fera nos esportes ou simplesmente uma negação;
· Ou é um piloto ou um péssimo motorista (mas em ambos os casos costuma gostar de velocidade)
· Ou fuma compulsivamente, ou não pode chegar perto de cigarro (com a bebida e drogas é mesma coisa)
· Ou Passa dias na Internet, ou não consegue ficar mais de 1 min. Em frente ao computador.
· Ou ama música ( sabe tocar muito bem algum instrumento, ou mais) , ou não sabe diferenciar uma guitarra de um cavaquinho.
Isso pelo simples fato de que o que ele gosta, ele faz muito!!!! E o que não o interessa, ele não consegue “perder tempo”. Por isso nós TDAH, temos o hiperfoco, pois quando fazemos aquilo que gostamos, o resto do mundo pode parar que não estamos nem sabendo. A questão é: Seu hiperfoco te faz bem ou te prejudica? Se você coloca seu hiperfoco em coisas ruins como vícios, velocidade, comida, vídeo-game... poderá precisar de treinamento para aprender a focar no que te da prazer a curto e a longo prazo, e não somente prazer momentâneo que gera tristeza e fracassos intermináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário