O tempo escorre pelas maos

O tempo escorre pelas maos
Dali

quarta-feira, 9 de março de 2011

muito ajuda quem nao atrapalha? Ou muito atrapalha quem ajuda?


Uma das características ruins do TDAHi é a preguiça mental, assim, isso leva a procrastinaçao, desorganizaçao, atraso, desculpas ... Quem convive com TDAHi percebe essa "way of life: daqui a pouco" ,entao, tenta ajudar e acaba se sobrecarregando ao ser seu despertador, agenda, personal remember, "deixa que eu faço", organizador, protetor, entendedor... e isso a curto prazo pode gerar bons resultados, entretanto, a longo prazo isso pode gerar comodismo("nao preciso me esforçar, pq se nao fizer alguém faz"), baixa-estima ("todos se resolvem sozinho, só eu nao consigo"),acusaçao("se errei foi culpa de quem nao me avisou, ou quem nao fez pra mim direito"), fracasso ("e agora que tenho q me virar sozinho? Nao tem ninguém pra me ajudar? Nao vou conseguir"), brigas( "você quer mandar em mim! fica me dizendo o que tenho q fazer a toda hora!"). Isso sem contar com conflitos famíliares de ciumes, e problemas para quem ajuda como frustraçao e impotencia...

Ou seja, o portador dessas características tem que APRENDER a se resolver com suas características e nao ter alguem que faça por ele. Entao, a disciplina pode ser a principal arma para a vitória de um TDAHi , mas só conseguirá essa DISCIPLINA se assumir as responsabilidades por si próprio. Se nao conseguir com as "50 dicas"(postadas em janeiro), um profissional(o mais indicado é o terapeuta cognitivo-comportamental) pode ajudar o portador de dda a assumir suas responsabilidades, ou até a própria família, desde que consiga deixar o dda enfrentar suas batalhas sem interferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário